sexta-feira, 23 de julho de 2010

Filme para o fim de semana: Djemba Djemba



Eis um filme raro para raros! Conheci o diretor Djemba Djemba por acaso, aliás, foi por acaso que conheci o Cynar e todas as coisas extraordinárias dessa terra, Brasil! Meu primeiro contato com Djemba Djemba foi através de comunidades moderadas sobre cinema no orkut, li alguns cometários e resolvi procurar saber mais. Quando assisti o ocaso do ovo na rampa de ponta-cabeça pela primeira vez foi um tremendo choque, com forte tortura psicológica e uma sensibilidade que deixou Eric Rohmer de queixo no chão! “Nunca vi tamanha sensibilidade com as palavras e desenvoltura tão precisa na colocação dos textos e evolução dos personagens” - Eric Rohmer. Com personagens marcantes em cenas tão reais que muitas vezes nos forçam a desviar o olhar da tela de tanta agonia. Realmente intrigante e extremamente inteligente, sem tratamento de imagem e com orçamento baixíssimo, Djemba Djemba consegue extrair o máximo de seus atores com o pouco que tem disponível. A lenda atrás desse filme, o primeiro que tenho notícia filmado inteiramente em Inglês, seria que Djemba Djemba ensinara os atores muitas palavras em inglês, para uma boa entonação durante as filmgens, chegando a ensaiar dias para gravar uma sequência com pouco mais de 10 minutos. Muitas das cenas do filme são gravadas em um take, sem corte, isso exige muito da criatividade do ator em improvisar, para que não seja necessário recomeçar toda a tomada novamente. “Assisti a muitos filmes do Djemba Djemba quando ainda sonhava em ser um cienasta, a realidade das cenas me fez ver o cinema além do cinema” - Gaspar Noé. Se você nunca assistiu a um filme do Djemba Djemba, procure por aí, minha indicação é o ocaso do ovo na rampa de ponta cabeça, inclusive o filme saiu aqui no Brasil pela lume. Ótimo para fãs de Andrei Tarkovsky, Lars Von Trier, Jan Svankmajer, Yasujiro Ozu, Akira Kurosawa, Claude Chabrol, Harmony Korine, Pier Paolo Pasolini, Sam Peckinpah entre outros. Um verdadeiro marco do cinema africano.
Vou colocar alguns comentários que encontrei sobre o diretor Djemba Djemba e sua vasta e, infelizmente, desconhecida obra.

São filmes densos que mexem muito com o emocional, retratando uma africa diferente do que o mundo está acostumado a ver, a africa de verdade é ainda mais chocante.
-Stanley Kubrick

Muitas das tomadas longas e sem cortes contidas nos filmes de Djemba Djemba inspiraram a criação do manifesto dogma 95, tentando propor uma maneira de aproximação com cinema de Djemba Djemba.
-Thomas Vinterberg

Sou reconhecido mundialmente por comédias cheias de diálogos rápidos e personagens paranoicos, mas sempre que escrevo um drama ou trama mais sério assisto aos filmes de Djemba Djemba para ter inspiração.
-Woody Allen

O lado místico de Djemba Djemba transparece na sensibilidade com que trata temas pesados que as grandes produções ignoram.
-Alejandro Jodorowsky

Todos os ângulos de câmeras e takes a longa distância contidos em Blow-up foram inspirados nas clássicas tomadas das comunidades na áfrica.
-Michelangelo Antonioni

Nenhum comentário: